O mercado da inovação e o poder do cliente - 03/03/2017
O mercado da inovação e o
poder do cliente*
Produtos, sistemas produtivos e
plataformas de troca comercial. Estes três elementos sempre foram centrais na
vida socioeconômica e mudanças radicais em uma destas esferas invariavelmente
provocaram revoluções nas outras. Mas, e no atual contexto de extrema
aceleração nos fluxos de criação, produção e trocas de informação, em que
identificar onde a mudança acontece torna-se humanamente impossível – pelo
menos a olho nú -, como entender e adaptar-se aos desafios da competição
econômica? Compreender o empoderamento dos usuários do sistema provocado pelo
acesso à informação torna-se um fator vital, e a interação com este quarto
elemento sempre separa quem emergirá ou manter-se-á respirando e quem não vai
sobreviver no atual mercado, como muito claramente sustenta Geraldo Dezena,
atual vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil e que muito tem clareado
os caminhos para a formação de nosso Centro Regional de Inovação Tecnológica.
Geraldo, que depois de 40 anos de
Banco do Brasil irá se aposentar neste mês de março, permanecendo apenas como
conselheiro na instituição, traçou uma contextualização preciosa de como o
acesso à informação transformou toda a economia atual, e como esta metamorfose
incide sobre sistemas produtivos. Quatro aspectos hoje são fundamentais para se
entender as mudanças: a força com que as novas plataformas de comunicação
incluem os mais variados atores sociais; tal ampliação da acessibilidade
democratiza o acesso à informação; e com isso, não é mais possível
setorizar diferentes formas de inovação (no produto, nos sistemas produtivos e
comércio), o mercado se transforma em uma vasta rede composta por todos os
atores (do cientista ao consumidor); que
a cada momento incidem sobre todo o conhecimento compartilhado em todos os
bancos de dados disponíveis a todos – principalmente pela internet -, formando
uma grande nuvem de informação. O sucesso para manipular essa “nuvem”
estaria em dois desafios: formar atores empreendedores e promover uma transformação
na cultura organizacional das empresas tradicionais.
Muito além de liderar ou motivar
grupos, o chamado empreendedorismo consiste na capacidade de organizar
projetos inovadores e saber onde e como conseguir as informações certas para
fazer com que várias pessoas consigam operar em conjunto o mais eficiente e
hábil possível. Isso serve tanto para microempresários criadores de soluções
impactantes quanto para funcionários de “chão de fábrica” que são levados a
criar aprimoramentos em tecnologia já existentes: o fato é que quem produz não
está conectado apenas aos seus colegas horizontalmente ou aos seus superiores,
produzem interagindo com clientes informados e capazes de também inovar
enquanto consomem.
Tanto estas microempresas (startups)
não conseguem interagir com empresas tradicionais gigantes e fechadas quanto
estes funcionários empreendedores ficam algemados em estruturas organizacionais
verticalizadas, onde só é permitido interagir com seus superiores. Este cenário
decreta o apocalipse para as empresas tradicionais, que, ao invés de se
submeterem a estes novos atores, são vencidas pela reorganização destes. Quem
não adquirir a flexibilidade exigida pelo novo contexto será sepultado. E este
é o grande desafio de qualquer parque industrial, sobretudo os de municípios do
interior, quando muitas vezes a distância dos ambientes cosmopolitas faz com
que não se perceba as mudanças organizacionais urgentes.
Assim como em outros textos aqui
publicados que tentam resumir conversas fantásticas com outros agentes de
inovação locais, nos quais conversas de mais de hora precisam ser sintetizadas
em poucos parágrafos, este artigo é apenas um recorte da riquíssima entrevista
feita com Geraldo Dezena. Em suma, o desafio apontado por esta personalidade de
nível nacional nesta área é a necessidade de adaptação das empresas ao novo
contexto de mercado, assumindo o foco em interagircom o cliente, não apenas com
sua vontade, mas com os dados que este adquiriu na “nuvem” de informações,
inclusive, o fazendo compreender informações codificadas em linguagem
científica, o que inclui a ponte com a pesquisa universitária. Esta adaptação
organizacional é urgente, e será capaz de incluir muito mais capacidades do que
o antigo processo produtivo conseguia, trazendo mudanças sociais bem profundas,
duradouras e gratificantes.
* Publicado originalmente no site do jornal O Município em 03/03/2017